Tudo junto ao mesmo tempo!

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Literatura

A Kel me passou esse meme literário. Respondê-lo-ei abaixo.
Livro/Autor da infância: Com certeza Monteiro Lobato, em especial O Saci. O que eu lia sempre e tinha até coleção eram os gibis da Mônica!
Livro/Autor da adolescência: Jostein Gaarder e seu livro O Dia do Coringa. Por incrível que pareça, o livro mais famoso dele, O Mundo de Sofia, foi um dos poucos dele que não li.
Autor que mais admira: Difícil escolher alguém. Não conheço nenhum autor que tenha sido maravilhoso em todos os livros que escreveu. Gosto muito dos poetas (Vinícius de Moraes, Florbela Espanca, Cecília Meireles) pela sensibilidadade que possuem de captar as nuances do mundo, mas tem um "cara" que consegue ser cronista, romancista, cartunista e poeta e fazer tudo muito bem, que é o Luis Fernando Veríssimo. Esqueci-me de Mario Vargas Llosa (genial esse tio, ainda mais com o seu Travessuras da Menina Má)!
Autor contemporâneo: É difícil eu ler algo que não seja contemporâneo. Nunca fui fã da literatura brasileira clássica (com exceção dos poetas, obviamente! Pago pau assumida para os bayronistas!). Sempre leio as crônicas do David Coimbra (muito divertido!) e não posso esquecer da Meg Cabot e a J.K.Rowling!
Leu e não gostou: Tenho trauma de Machado de Assis! Uma vez li Paulo Coelho e não gostei. Aliás, qualquer auto-ajuda ou coisa psicografada, cheio de faça isso, ama-se, perdoe, seja você mesmo, ou com lição de moral explícita, me embrulha o estômago. Livro para mim tem que contar história e cada um que tire sua lição, ou não!
Lê e relê: Harry Potter! Normalmente, eu só leio um livro uma única vez, mas para o bruxinho pop eu abro e reabro exceção (já li todos 3 vezes!).
Manias: Ficar um tempão sem ler "um livro" (sempre leio crônicas nos jornais e poemas ) ou ler compulsivamente. Iniciar o mesmo livro novamente caso eu tenha parado de lê-lo por muito tempo, quantas vezes for necessário até terminá-lo. Devorar um livro se ele for muito bom! Tenho pavor que dobrem, amassem, risquem ou rasguem livros! É algo sagrado e protejo os meus com unhas e dentes! Comprar vários, mesmo que não os leia! Prefiro as versões originais às traduzidas (como a fluência atual é somente no inglês, tento comprar o máximo nessa língua).
Quero ler em 2009: Vários livros, de preferência um por mês (minha meta normal por ano é de 15, mas em 2008 li só 2). A lista é longa mais inclui: O Mundo de Sofia, O Mágico de Oz, The pretty one and the smart one, Princess on the Brink, Meu nome é vermelho, A sombra do vento, e outros tantos que estão me esperando faz tempo.
Para terminar um trechinho de Maya (Jostein Gaarder): " Precisa-se de um bilhão de anos para criar um ser humano. E ele só precisa de alguns segundo para morrer."

1 Comments:

  • At 7:16 AM, Blogger .Kel. said…

    Meu deus!!! 2 posts na corrida!!! Adorei!!!

    Mari.. só li dois ano passado também... que vergonha... esse ano vamos nos empenhar mais!! Meta (que pensei depois) : ler os Harry Potter em inglês :) hauhauhaua Nunca li um livro "livro" em inglês.. serão os primeiros!! Beijosss

     

Postar um comentário

<< Home