Tudo junto ao mesmo tempo!

sábado, janeiro 17, 2009

Velhos hábitos...

Há 8 anos, eu controlo o meu tempo pelo relógio que fica na parede da cozinha. Sempre que quero saber a hora, lá vou eu até a cozinha e olho para cima. Há dois dias, ele parou de funcionar. Troquei a pilha e nada. Parou de vez. Eu sei que ele não está mais lá, mas sempre que eu quero saber que horas são vou até a cozinha e olho para cima. Pois é, velhos hábitos são difíceis de serem esquecidos...

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Balanço

Primeiro dia do ano novo é aquela coisa cheia de planos. Pretendo isso, farei aquilo, deixarei o outro, etc e tal. Todos os anos iniciam iguais, repletos de desejos e expectativas. Confesso que já tenho muitos planos e resoluções para o ano que recém começou (posto outro dia para vocês). No que se refere a 2008, pouco do planejado foi cumprido, com exceção daquilo que eu tinha convicção que seria realizado, muita coisa fora do planejado aconteceu, deixando um rastro misturado de decepções e realizações. Uma listinha básica (desordenada) para as minhas leitoras queridas:
A maior decepção: LFG, mocinho que despedaçou meu core.
A melhor viagem: Santa Maria! Voltei outra depois dela! A dos States foi legal, mas a grande mudança começou lá em SM.
A maior saudade: Oc. VIPs e Suzy
A maior surpresa: as pessoas do DCF
A melhor surpresa: Lost
O grande acontecimento: A chegada do Lost, obviamente! Teve a defesa do mestrado e o ingresso no doutorado, mas estes constam na categoria "planejado com plena convicção de acontecer".
A grande mudança: Saí do casulo e virei borboleta! Hahaha!
O plano furado: pesar 50 Kg (esse faz tempo que vem sendo furado!)
Fiquei a dois segundos de pular no pescoço: nobody, por incrível que pareça!
Arrependimento básico: ter deixado de fazer ginastiquinha
Lugar que conheci: Fortaleza e outras praias do Ceará
Revi depois de 8 anos: Tia Marisa e Cris
O melhor congresso: SETAC North America (sempre!)
A boca fala e o fiofó paga: voltei a ser amiga do Binn apesar de no início do ano tê-lo excomungado e querido que ele sumisse do mapa
Dia D: 24 de junho! Nada como uma choradinha básica para colocar tudo nos eixos!
Aconteceu eu nem lembro como: a patota! Começou como um grupo de jogos e terminou em pessoas essenciais (dessas que eu brigo se não me ligam para fazer os programas juntos, que eu durmo na casa, que zoam da minha cara, que comem xis e salgadinho milho pã e bebem 3 L de Coca). A saber: Lygia, Frávio, Aitê e Samy.
Atrapalha a minha chegada ao Nirvana: ORKUT! Confesso que eu procuro (e como já diz o véio deitado: quem procura acha!) e o tal site foi um dos grandes responsáveis pelas minhas crises.
O grande porre: Festinha de despedida em Santa Maria, com direito a funk, caída de bunda em plena festa, língua mega enrrolada, perna mega trocada, corrida na rua em público até o táxi, alto nível de dificuldade para enfiar a chave na fechadura, chamada do Hugo, um pequena amnésia e chegada em Porto Alegre ainda bêbada.
O novo xis do cardápio: Bauru da caixinha, do Angela's kitchen
Aquisição de porca capitalista: Nintendo Wii! Video-game MARA!
Gíria adquirida por influências vergonhosas: É MARA!
A maior mentira que contei: a gente pode ser amigo colorido tranquilamente que eu vou segurar minha onda
Devia ter segurado do dedinho: para mandar sms para o Ale. Tá certo que fez (e ainda faz) bem para o ego, mas eu mereço umas duas chibatadas por isso.
Acha que é só chegar e levar: mocinho americano (Chris) vendedor de revista que bateu na porta da minha tia e ficou me chamando para assistir adult movies com ele! Só foi embora depois que eu anotei o telefone dele e prometi umas cinco vezes que eu iria ligar com certeza. Fez bem para o ego, mas mereço mais meia chibatada por isso...
Vício adquirido: H2O de maçã
Mereço estrelinhas douradas: por ter perdido o medo de me expor, de falar o que sinto e penso!
Acho que era isso. É muito tempo para ser resumido assim, mas acho que deu uma idpeia do que se passou em 2008. Agora é só fazer 2009 acontecer! Beijos e feliz ano novo, girls!

Literatura

A Kel me passou esse meme literário. Respondê-lo-ei abaixo.
Livro/Autor da infância: Com certeza Monteiro Lobato, em especial O Saci. O que eu lia sempre e tinha até coleção eram os gibis da Mônica!
Livro/Autor da adolescência: Jostein Gaarder e seu livro O Dia do Coringa. Por incrível que pareça, o livro mais famoso dele, O Mundo de Sofia, foi um dos poucos dele que não li.
Autor que mais admira: Difícil escolher alguém. Não conheço nenhum autor que tenha sido maravilhoso em todos os livros que escreveu. Gosto muito dos poetas (Vinícius de Moraes, Florbela Espanca, Cecília Meireles) pela sensibilidadade que possuem de captar as nuances do mundo, mas tem um "cara" que consegue ser cronista, romancista, cartunista e poeta e fazer tudo muito bem, que é o Luis Fernando Veríssimo. Esqueci-me de Mario Vargas Llosa (genial esse tio, ainda mais com o seu Travessuras da Menina Má)!
Autor contemporâneo: É difícil eu ler algo que não seja contemporâneo. Nunca fui fã da literatura brasileira clássica (com exceção dos poetas, obviamente! Pago pau assumida para os bayronistas!). Sempre leio as crônicas do David Coimbra (muito divertido!) e não posso esquecer da Meg Cabot e a J.K.Rowling!
Leu e não gostou: Tenho trauma de Machado de Assis! Uma vez li Paulo Coelho e não gostei. Aliás, qualquer auto-ajuda ou coisa psicografada, cheio de faça isso, ama-se, perdoe, seja você mesmo, ou com lição de moral explícita, me embrulha o estômago. Livro para mim tem que contar história e cada um que tire sua lição, ou não!
Lê e relê: Harry Potter! Normalmente, eu só leio um livro uma única vez, mas para o bruxinho pop eu abro e reabro exceção (já li todos 3 vezes!).
Manias: Ficar um tempão sem ler "um livro" (sempre leio crônicas nos jornais e poemas ) ou ler compulsivamente. Iniciar o mesmo livro novamente caso eu tenha parado de lê-lo por muito tempo, quantas vezes for necessário até terminá-lo. Devorar um livro se ele for muito bom! Tenho pavor que dobrem, amassem, risquem ou rasguem livros! É algo sagrado e protejo os meus com unhas e dentes! Comprar vários, mesmo que não os leia! Prefiro as versões originais às traduzidas (como a fluência atual é somente no inglês, tento comprar o máximo nessa língua).
Quero ler em 2009: Vários livros, de preferência um por mês (minha meta normal por ano é de 15, mas em 2008 li só 2). A lista é longa mais inclui: O Mundo de Sofia, O Mágico de Oz, The pretty one and the smart one, Princess on the Brink, Meu nome é vermelho, A sombra do vento, e outros tantos que estão me esperando faz tempo.
Para terminar um trechinho de Maya (Jostein Gaarder): " Precisa-se de um bilhão de anos para criar um ser humano. E ele só precisa de alguns segundo para morrer."